Projeto Escolar: Resgate da Proposta Curricular de Santa Catarina - Anos Iniciais - Ensino Fundamental

PROJETO: ENSINO FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS.
Professora: Iraci Gruber

E .E. B. PROFº JALDYR BHERING FAUSTINO DA SILVA.

TEMA:QUALIDADE DE VIDA:VIVENDO MELHOR COM UMA VIDA SAUDÁVEL.

OBJETIVO GERAL.
Analisar e conscientizar-se da necessidade de ingerirmos nutrientes de qualidade para ter um bom desenvolvimento e uma vida saudável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Identificar os cuidados com a saúde relacionados a alimentação.
-Relacionar uma dieta saudável ao bom funcionamento do corpo e a manutenção da saúde.
-Entender a importância do cuidado com o próprio corpo.
-Conhecer doenças que podem ser adquiridas devido uma alimentação não saudável.

JUSTIFICATIVA.
O ser humano necessita da energia dos alimentos para realizar todas as atividades diárias e ter um desenvolvimento saudável.
Alimentar-se bem não significa apenas comer muito. Mais importante é a qualidade do alimento.
A alimentação deve ser equilibrada e variada, composta por alimentos que forneçam a quantidade suficiente de nutrientes de que o organismo necessita e que seja proporcional ao gasto de energia.

METODOLOGIA.
O projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar no 4º e 5º ano envolvendo atividades que possibilitem a conscientização da necessidade da mudança alimentar, usando-se de brincadeiras, leituras, receitas, cálculos, pesquisas, produções, cartazes, vídeos.
CRONOGRAMA: 30 DIAS.
RECURSOS: vídeos, palestras, histórias, pesquisas, entrevistas.
AVALIAÇÃO: espera-se que durante o desenvolvimento das atividades previstas ocorra mudança de comportamento dos educandos em relação a uma alimentação saudável descrevendo um parecer como avaliação bimestral.
BIBLIOGRAFIA: temas transversais, parâmetros curriculares, sites, blogs.


E.E.B. Profº Jaldyr Bhering Faustino da Silva.
Professora: Vera Lúcia Panisson
Série: 3º ano
Duração: Setembro/Outubro

Tema: Plantas
Justificativa: o projeto visa promover o estudo das plantas.
Objetivos:
  • Identificar os tipos de plantas;
  • Identificar as partes da planta;
  • Compreender a importância das plantas;
Conteúdo:
Português:
  • Gêneros textuais:
  • Texto: leitura, interpretação, análise e produção;
  • Tipologias textuais: narração, descrição;
  • Análise linguística: acentuação, pontuação, ortografia, variações morfogramaticais (S; SS; EZA);

Estratégias:
  • Oralidade;
  • Contação de histórias, dramatização, imitação, desenho;
  • Texto enigmático;
  • Utilização de mídias (informática/internet/digitação, filmes);
  • Leitura e escritura;

Matemática:
  • Sucessor e antecessor;
  • Ordem crescente e decrescente;
  • Adição
  • Subtração;
  • Multiplicação;
  • Divisão (exata);
  • Massa [grama e quilograma];

Estratégias:

  • Utilização de diferentes estratégias para identificar situações-problema e as quatro operações;
  • Leitura e escrita dos números;

Ciências:
  • Ambiente: ambientes naturais e artificiais, campo e cidade, preservação, destruição e poluição da natureza;
  • Flora (vegetais aéreos, aquáticos e terrestres), necessidades vitais, partes dos vegetais, reprodução por sementes, plantas toxicas, jardim, horta e pomar, conservação dos alimentos.

Estratégias:
  • Comparação entre diferentes ambientes naturais e modificados pelo homem;
  • Experimentos com os vegetais;

História/ Geografia:

  • Dia das Crianças;
  • Direitos e deveres dos municípios;
  • Estações do ano;
  • Calendário;
  • Sistema solar;

Estratégias:
  • Leitura de diferentes tipos textuais;
  • Observação de paisagens;

Ensino Religioso:
  • Eu e a Natureza;
  • Relacionamentos;

Estratégias:
  • Reflexão sobre a importância da vida, (filme: As mil palavras);
  • Acróstico sobre o filme em forma de texto;
  • Paisagens naturais ao na escola e em casa;


PROJETO ESCOLAR: As partes das Plantas
Professora: Daniele Cordova Sachett
Série: 1º ano Duração: Setembro e Outubro.

Justificativa: conhecer as partes das plantas, informando à importância que cada uma tem.

Objetivos:
  • Identificar a importância que cada parte da planta tem para os seres vivos;
  • Incentivar a preservação das plantas no meio ambiente;
  • Conhecer algumas plantas da nossa região;
  • Aprimorar a escrita das palavras;
  • Fazer contas com o uso de desenhos de árvores e onde dentro delas estará às continhas.

Conteúdos:

Português:
  • Texto: leitura, interpretação, análise e produção;
  • Ditado de nomes de árvores frutíferas;
  • Leitura de livros de histórias sobre as plantas;
  • Realizar um teatro com os alunos sendo eles as partes das plantas.

Matemática:
  • Adição
  • Subtração;
  • Multiplicação;

Ciências:
  • Ambiente e os tipos de árvores que temos na nossa região;
  • Tamanhos das árvores e suas formas de apresentação;
  • Apresentar como era antigamente e como está hoje a cidade com relação às plantas.
  • Mostrar a importância que cada planta tem por meio dos chás e outras formas.
  • Fazer cartazes informando a importância das plantas para os seres vivos.

História/ Geografia:

  • Dia das Crianças;
  • Preservação do meio ambiente;
  • Tempo dia/noite;
  • Calendário;
  • Diferentes ambientes e plantas.

Ensino Religioso:
  • Respeito com as plantas;
  • Passeio pela praça do bairro e na casa da professora.


PROJETO ESCOLAR: As Plantas em seus diferentes ambientes.
 
Professora: Daniele Cordova Sachett
Série: 2º ano Duração: Setembro e Outubro.

Justificativa: conhecer os ambientes onde as plantas se desenvolvem e crescem.

Objetivos:
  • Reconhecer as partes das plantas e suas funções;
  • Compreender o processo de reprodução das plantas;
  • Entender o processo de alimentação das plantas;
  • Conhecer os diversos ambientes das plantas.
  • Incentivar a preservação das plantas no meio ambiente;
  • Conhecer algumas plantas da nossa região;

Conteúdos:
Português:
  • Texto: leitura, interpretação, análise e produção;
  • Leitura de livros de histórias sobre as plantas;
  • Acróstico sobre o texto “Era uma vez uma semente”.
  • Realizar uma apresentação em grupo com os alunos, sendo eles parte da história que contarão.

Matemática:
  • Adição;
  • Subtração;
  • Multiplicação;
  • Problemas envolvendo o meio ambiente.

Ciências:
  • Conhecer e as plantas que temos na nossa região;
  • Os alunos trarão para a escola uma muda de algumas plantas e farão apresentação sobre a planta;
  • Mostrar como era antigamente e como está hoje a cidade com relação às plantas.
  • Mostrar a importância que cada planta tem e o benefício que nos traz;
  • Fazer informativos e espalhar pela escola mostrando a importância da natureza.

História/ Geografia:

  • Apresentar quem foram os primeiros habitantes que povoaram a cidade;
  • Importância da preservação do meio ambiente para as próximas gerações;
  • Medidas de tempos;
  • Tipos de brincadeiras de antigamente e hoje;
  • Diferentes ambientes e plantas.

Ensino Religioso:
  • Respeito com as plantas;
  • Passeio pela praça do bairro e na casa da professora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Diversidade como Princípio Formativo