Projeto Escolar: Resgate da Proposta Curricular de Santa Catarina - Anos Iniciais - Ensino Fundamental
PROJETO: ENSINO
FUNDAMENTAL SÉRIES INICIAIS.
Professora: Iraci Gruber
E .E. B. PROFº JALDYR
BHERING FAUSTINO DA SILVA.
TEMA:QUALIDADE DE
VIDA:VIVENDO MELHOR COM UMA VIDA SAUDÁVEL.
OBJETIVO GERAL.
Analisar e
conscientizar-se da necessidade de ingerirmos nutrientes de qualidade
para ter um bom desenvolvimento e uma vida saudável.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-Identificar os
cuidados com a saúde relacionados a alimentação.
-Relacionar uma dieta
saudável ao bom funcionamento do corpo e a manutenção da saúde.
-Entender a importância
do cuidado com o próprio corpo.
JUSTIFICATIVA.
O ser humano
necessita da energia dos alimentos para realizar todas as atividades
diárias e ter um desenvolvimento saudável.
Alimentar-se bem
não significa apenas comer muito. Mais importante é a qualidade do
alimento.
A alimentação
deve ser equilibrada e variada, composta por alimentos que forneçam
a quantidade suficiente de nutrientes de que o organismo necessita e
que seja proporcional ao gasto de energia.
METODOLOGIA.
O projeto será
desenvolvido de forma interdisciplinar no 4º e 5º ano envolvendo
atividades que possibilitem a conscientização da necessidade da
mudança alimentar, usando-se de brincadeiras, leituras, receitas,
cálculos, pesquisas, produções, cartazes, vídeos.
CRONOGRAMA: 30 DIAS.
RECURSOS: vídeos,
palestras, histórias, pesquisas, entrevistas.
AVALIAÇÃO: espera-se
que durante o desenvolvimento das atividades previstas ocorra mudança
de comportamento dos educandos em relação a uma alimentação
saudável descrevendo um parecer como avaliação bimestral.
BIBLIOGRAFIA: temas
transversais, parâmetros curriculares, sites, blogs.
E.E.B. Profº
Jaldyr Bhering Faustino da Silva.
Professora:
Vera Lúcia Panisson
Série:
3º ano
Duração:
Setembro/Outubro
Tema:
Plantas
Justificativa:
o projeto visa promover o estudo das plantas.
Objetivos:
- Identificar os tipos de plantas;
- Identificar as partes da planta;
- Compreender a importância das plantas;
Conteúdo:
Português:
- Gêneros textuais:
- Texto: leitura, interpretação, análise e produção;
- Tipologias textuais: narração, descrição;
- Análise linguística: acentuação, pontuação, ortografia, variações morfogramaticais (S; SS; EZA);
Estratégias:
- Oralidade;
- Contação de histórias, dramatização, imitação, desenho;
- Texto enigmático;
- Utilização de mídias (informática/internet/digitação, filmes);
- Leitura e escritura;
Matemática:
- Sucessor e antecessor;
- Ordem crescente e decrescente;
- Adição
- Subtração;
- Multiplicação;
- Divisão (exata);
- Massa [grama e quilograma];
Estratégias:
- Utilização de diferentes estratégias para identificar situações-problema e as quatro operações;
- Leitura e escrita dos números;
Ciências:
- Ambiente: ambientes naturais e artificiais, campo e cidade, preservação, destruição e poluição da natureza;
- Flora (vegetais aéreos, aquáticos e terrestres), necessidades vitais, partes dos vegetais, reprodução por sementes, plantas toxicas, jardim, horta e pomar, conservação dos alimentos.
Estratégias:
- Comparação entre diferentes ambientes naturais e modificados pelo homem;
- Experimentos com os vegetais;
História/
Geografia:
- Dia das Crianças;
- Direitos e deveres dos municípios;
- Estações do ano;
- Calendário;
- Sistema solar;
Estratégias:
- Leitura de diferentes tipos textuais;
- Observação de paisagens;
Ensino
Religioso:
- Eu e a Natureza;
- Relacionamentos;
Estratégias:
- Reflexão sobre a importância da vida, (filme: As mil palavras);
- Acróstico sobre o filme em forma de texto;
- Paisagens naturais ao na escola e em casa;
PROJETO ESCOLAR: As partes das Plantas
Professora:
Daniele Cordova Sachett
Série:
1º ano Duração: Setembro e Outubro.
Justificativa:
conhecer
as partes das plantas, informando à importância que cada uma tem.
Objetivos:
- Identificar a importância que cada parte da planta tem para os seres vivos;
- Incentivar a preservação das plantas no meio ambiente;
- Conhecer algumas plantas da nossa região;
- Aprimorar a escrita das palavras;
- Fazer contas com o uso de desenhos de árvores e onde dentro delas estará às continhas.
Conteúdos:
Português:
- Texto: leitura, interpretação, análise e produção;
- Ditado de nomes de árvores frutíferas;
- Leitura de livros de histórias sobre as plantas;
- Realizar um teatro com os alunos sendo eles as partes das plantas.
Matemática:
- Adição
- Subtração;
- Multiplicação;
Ciências:
- Ambiente e os tipos de árvores que temos na nossa região;
- Tamanhos das árvores e suas formas de apresentação;
- Apresentar como era antigamente e como está hoje a cidade com relação às plantas.
- Mostrar a importância que cada planta tem por meio dos chás e outras formas.
- Fazer cartazes informando a importância das plantas para os seres vivos.
História/
Geografia:
- Dia das Crianças;
- Preservação do meio ambiente;
- Tempo dia/noite;
- Calendário;
- Diferentes ambientes e plantas.
Ensino
Religioso:
- Respeito com as plantas;
- Passeio pela praça do bairro e na casa da professora.
PROJETO ESCOLAR: As
Plantas em seus diferentes ambientes.
Professora:
Daniele Cordova Sachett
Série:
2º ano Duração: Setembro e Outubro.
Justificativa:
conhecer
os ambientes onde as plantas se desenvolvem e crescem.
Objetivos:
- Reconhecer as partes das plantas e suas funções;
- Compreender o processo de reprodução das plantas;
- Entender o processo de alimentação das plantas;
- Conhecer os diversos ambientes das plantas.
- Incentivar a preservação das plantas no meio ambiente;
- Conhecer algumas plantas da nossa região;
Conteúdos:
Português:
- Texto: leitura, interpretação, análise e produção;
- Leitura de livros de histórias sobre as plantas;
- Acróstico sobre o texto “Era uma vez uma semente”.
- Realizar uma apresentação em grupo com os alunos, sendo eles parte da história que contarão.
Matemática:
- Adição;
- Subtração;
- Multiplicação;
- Problemas envolvendo o meio ambiente.
Ciências:
- Conhecer e as plantas que temos na nossa região;
- Os alunos trarão para a escola uma muda de algumas plantas e farão apresentação sobre a planta;
- Mostrar como era antigamente e como está hoje a cidade com relação às plantas.
- Mostrar a importância que cada planta tem e o benefício que nos traz;
- Fazer informativos e espalhar pela escola mostrando a importância da natureza.
História/
Geografia:
- Apresentar quem foram os primeiros habitantes que povoaram a cidade;
- Importância da preservação do meio ambiente para as próximas gerações;
- Medidas de tempos;
- Tipos de brincadeiras de antigamente e hoje;
- Diferentes ambientes e plantas.
Ensino
Religioso:
- Respeito com as plantas;
- Passeio pela praça do bairro e na casa da professora.
Comentários